Bombeiros sem verbas para remover amianto em mais de 100 quartéis - TVI

Bombeiros sem verbas para remover amianto em mais de 100 quartéis

(LUSA)

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) terá garantido apoio financeiro há cerca de três meses, mas agora terá afirmado que não tem «cobertura» para isso

A Liga de Bombeiros não tem verbas para proceder à remoção de amianto em mais de 100 quartéis. A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) terá garantido apoio financeiro há cerca de três meses, mas agora terá afirmado que não tem «cobertura financeira» para isso.
 
O Presidente da Liga, Jaime Marta Soares, lamentou a informação, acrescentando que a Liga sempre teve um bom relacionamento com a ANPC, em declarações à rádio TSF.
 
Em cerca de 500 quartéis de bombeiros, 130 foram construídos com a utilização de amianto. 

O amianto foi um elemento natural muito usado na construção, em telhas de fibrocimento e revestimentos térmicos e acústicos, até se confirmar a associação a patologias cancerígenas. 

No ano passado, o Governo divulgou uma lista de edifícios públicos que terão amianto na sua construção, na sequência de um levantamento feito pelo executivo em instalações e equipamentos onde se prestam serviços públicos. 

O levantamento inclui também alguns edifícios, instalações e equipamentos do setor empresarial do Estado, designadamente os hospitais Entidades Públicas Empresariais (EPE). 

De acordo com a lista, 16% por cento dos 12.944 edifícios públicos têm amianto na sua construção, sendo o Ministério da Educação e Ciência o que tem mais estruturas com aquele material tóxico. 
Continue a ler esta notícia