Terreiro do Paço estará «pronto» para vinda do Papa - TVI

Terreiro do Paço estará «pronto» para vinda do Papa

O novo Terreiro do Paço

António Costa assegura que obras estarão finalizadas quando Bento XVI chegar

Relacionados
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, assegurou esta segunda-feira que as obras de requalificação do Terreiro do Paço estarão concluídas antes da visita do Papa Bento XVI a este local, a 11 de Maio, noticia a Lusa.

António Costa falava debaixo de um sol intenso, a meio da visita do primeiro-ministro às obras de requalificação urbana do Terreiro do Paço, cuja primeira fase terá um custo na ordem dos 20 milhões de euros.

«Julgo que esta visita permite responder a uma das perguntas que mais tem sido feita nos últimos tempos, se esta praça estaria pronta para a visita de Sua Santidade o Papa. Creio que a resposta è clara: a praça vai estar pronta para a visita de Sua Santidade o Papa [Bento XVI, a 11 de Maio], declarou o presidente da Câmara de Lisboa, logo na abertura do seu discurso.

15 anos de obras

Na sua intervenção, António Costa congratulou-se por «todos os prazos das obras estarem a ser cumpridos» e referiu que a ideia de requalificação do Terreiro do Paço começou «há 15 anos», quando o ex-presidente da Câmara João Soares «decidiu proibir o estacionamento nesta praça».

«Lembro-me bem da gritaria que nessa altura houve na cidade, quando muita gente dizia que era impossível a cidade funcionar sem termos aqui um parque de estacionamento. Mas 15 anos depois continuamos cá e a cidade está a funcionar sem o tal parque de estacionamento», apontou.

Depois, António Costa referiu-se a uma segunda decisão já tomada por si enquanto presidente da Câmara no sentido de acabar com a circulação automóvel nas zonas laterais no Terreiro do Paço.

«Foi dito que a cidade não resistiria à eliminação de duas das faixas de rodagem na Ribeira das Naus e ao fim do trânsito automóvel nas faixas laterais. Tenho a certeza que quem vem agora ao Terreiro do Paço se vai interrogar como era possível ainda há um ano haver quatro faixas de rodagem entre a praça e o Rio Tejo», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados