Consultas hospitalares: 380 mil em lista de espera - TVI

Consultas hospitalares: 380 mil em lista de espera

  • Portugal Diário
  • 2 nov 2007, 00:00

Somando consultas e cirurgias, estão à espera quase 600 mil doentes

Relacionados
As listas de espera para primeira consulta nos hospitais públicos atingem 380 mil doentes, segundo dados de um inquérito aos hospitais realizado no ano passado pela Inspecção-geral do Ministério da Saúde e hoje divulgado pela TVI.

Um total de 382.866 doentes espera uma primeira consulta com um médico especialista hospitalar, em regra marcada depois de um diagnóstico de doença ou suspeita de doença nos Centros de Saúde, segundo o inquérito.

Somando consultas e cirurgias, há quase seiscentos mil doentes em lista de espera nos hospitais públicos, mais de cinco por cento da população. Até agora, só era conhecida a lista de espera nacional para cirurgias, com 208.632 doentes, de acordo com os dados publicados pelo Ministério da Saúde em Junho deste ano.

No entanto, a TVI ressalva que os números divulgados podem ser excessivos, porque um número indeterminado de doentes já morreu, outros terão procurado consultas com médicos privados e outros ainda poderão estar inscritos em mais do que um hospital.

Porém, destaca que também «há muitos hospitais que definem tectos de doentes a consultar e depois fecham as inscrições».

O Ministério da Saúde, contactado pela TVI, indicou que está a implementar um programa de combate às listas de espera para consultas externas, semelhante ao que existe para as cirurgias, que passa pela informatização de todos os hospitais e Centros de Saúde, e pela gestão centralizada de informação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados