«Estamos quase a apanhar os raptores» - TVI

«Estamos quase a apanhar os raptores»

  • Portugal Diário
  • 18 nov 2007, 18:27
Retrato-robot, McCann e detective da Método 3

Detective contratado pelos McCann assegura que menina está viva

Relacionados
A revelação é feita pelo espanhol Francisco Marco, investigador privado da empresa «Método 3», contratado pelos McCann para descobrir Madeleine. Em declarações ao programa «Panorama», da BBC, que será transmitido nesta segunda-feira, o detective revela toda a sua confiança, reafirmando a ideia de que a menina está mesmo viva.

Disse também que a sua agência recolheu o testemunho de uma pessoa que viu Maddie num carro, numa estrada secundária a norte da Praia da Luz, sendo entregue posteriormente a outra pessoa. Na sua perspective, alcançar os raptores será uma questão de tempo: «Estamos muito perto. Não estou a dizer que talvez, não, não, não... Nós estamos muito, muito perto de encontrar os raptores».

Este detective tem vindo a ganhar importância a nível mediático, tendo aparecido também num documentário difundido pela cadeia americana CBS, no programa «48 hours Mistery» ( pode ser visto aqui ). Nessa circunstância, frisou a certeza de que Maddie está viva, o que já produziu uma reacção por parte do porta-voz da família McCann, Clarence Mitchell:

«Está muito confiante. Acredita cem por cento de que está viva e muito perto de encontrar os raptores. Naturalmente, estamos muito encorajados com esta indicação dado pelos investigadores, porque parece que as coisas estão a correr bem. Mas também sabemos que tem havido uma série de pistas que não conduzem a nada, por isso Kate e Gerry mantêm-se muito cautelosos».

Franciso Marco revelou ainda que o contrato com os McCann é valido por «seis meses», pelo que ainda há algum tempo para investigar: «Já passou um mês e meio desde que estamos a trabalhar. Irei encontrá-la antes que esse período se esgote».

«Seguidos por um predador»

Mas o «Panorama» da BBC promete mais revelações, nomeadamente um vídeo dos McCann, filmado pelo amigo Jon Corner durante a sua estadia na Praia da Luz, em Agosto, em que Gerry confessa que a sua filha poderá ter sido levada por um «predador».

O pai de Maddie confessa que talvez houvesse outros locais no «Ocean Club» que permitissem a intrusão de estranhos. Revelou que ainda antes do desaparecimento da filha, ele e a sua mulher estavam preocupados com a segurança no apartamento da Praia da Luz: «Há uma esquina cheia de árvores muito perto que poderia perfeitamente esconder alguém que pudesse querer observar alguém. Não tenho dúvidas que Madeleine estava referenciada e pensar que alguém nos estava a observar enoja-nos. Penso que era mesmo um predador».

«Panorama: o mistério de Madeleine McCann» será transmitido esta segunda-feira à noite pela BBC One e poderá estar disponível no seu site algum tempo depois.

Kate não quer polígrafo

Entretanto, os jornais ingleses revelaram que Kate McCann não quer sumbmeter-se ao teste do polígrafo, vulgo detector de mentiras, contrariando uma intenção manifestada inicialmente.

Clarence Mitchell, o porta-voz, já explicou: «É claro que eles não vão fazer o teste. Não é admitido nos tribunais portugueses e não há certezas quanto à sua fiabilidade. Cate e Gerry não precisam de fazer o teste porque estão a dizer a verdade».
Continue a ler esta notícia

Relacionados