Condutores com GPS «premiados» - TVI

Condutores com GPS «premiados»

[arquivo] Automóvel furtado

MAI quer tecnologia de georeferenciação no combate ao carjacking

Relacionados
Com 34 por cento de aumento, o carjacking - roubo de automóvel com recurso a arma de fogo - está na lista de prioridades do ministro da Administração Interna.

Mas se há crimes que se combatem com mais patrulhamento [ver peça relacionada «Polícias: de onde vem o dinheiro?], há outros que exigem a ajuda da tecnologia [ver peça relacionada «Um câmara em cada esquina»].

Por isso, o Ministério da Administração Interna lança o programa de prevenção de carjacking, cujas conclusões serão conhecidas nos próximos 30 dias. «Foi formado um grupo de trabalho, que vai apresentar conclusões em poucas semanas, com representantes das forças de segurança, do ramo automóvel, das seguradoras para desenvolver um programa de prevenção de carjacking», afirmou Rui Pereira, esta quarta-feira, à saída comissão de Direitos, Liberdades e Garantias, onde foi a pedido do CDS-PP.

Premiar os condutores

Sem avançar ainda as conclusões deste grupo de trabalho, o ministro aventou a possibilidade de o sector automóvel e «as seguradoras poderem premiar os condutores que adoptem estes sistemas de segurança». As novas tecnologias servirão, assim, no combate ao carjacking, através da instalação de sistemas de georeferenciação.

O GPS, que cada vez mais automobilistas utilizam diariamente, é já uma sistema de localização por satélite, que permite a georeferenciação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados