SCUT: marcha lenta ameaça paralisar baixa do Porto - TVI

SCUT: marcha lenta ameaça paralisar baixa do Porto

Protesto contra as portagens

Utentes protestam contra a introdução de portagens no Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata, anunciadas pelo Governo

Relacionados
As comissões de utentes contra as portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) esperam que a marcha lenta até ao centro do Porto, agendada para sábado, tenha «um grande impacto», adiantou esta sexta-feira, à Lusa, Gonçalo Oliveira, daquele movimento.

«Todas as comissões de utentes estão muito motivadas e por isso esperamos uma forte participação», acrescentou.

Em protesto contra a introdução de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata, recentemente anunciada pelo Governo, as comissões de utentes vão organizar caravanas automóveis a partir de várias localidades servidas por estas auto-estradas, nomeadamente Aveiro, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, entre outras.

Os promotores desta iniciativa dizem esperar que o Governo perceba «a determinação dos utentes das auto-estradas».

De acordo com Gonçalo Oliveira, as várias concentrações estão previstas para as 14:30, seguindo em direcção à baixa do Porto, onde deverão chegar cerca das 16:00.

«Esperamos agora é que as autoridades policiais colaborem connosco e não impeçam o acesso à Avenida dos Aliados como aconteceu há dois anos», disse.

Manifestação contra a «cegueira» governamental

Na avenida dos Aliados, na baixa do Porto, será montada uma tenda gigante onde estarão elementos das várias comissões para prestarem informações e durante a tarde estão previstas intervenções públicas para evidenciar as motivações do movimento contra as portagens nas SCUT.

Os representantes destes movimentos têm insistido que «a luta é para continuar», para tentar contrariar «a forma cega como o Governo insiste em introduzir portagens» nas SCUT.

Recentemente, os presidentes das câmaras de Paços de Ferreira (PSD) e Lousada (PS) garantiram que vão recorrer aos tribunais se o Governo avançar para as portagens nas duas SCUT do Vale do Sousa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados