Alerta: ondas podem chegar aos nove metros - TVI

Alerta: ondas podem chegar aos nove metros

Tempestade no Reino Unido (foto Lusa)

Mau tempo coloca sob aviso maior parte da costa portuguesa

Relacionados
A ondulação forte levou o Instituto de Meteorologia a colocar sob aviso a maior parte da costa portuguesa, prevendo-se que as ondas possam chegar aos oito metros na Madeira.

Toda a costa do arquipélago da Madeira está com aviso Vermelho, o mais grave de uma escala de quatro níveis, prevendo-se uma ondulação entre os sete e os oito metros, que perderá força ao longo do dia.

Em Portugal continental, a costa ocidental a sul de Lisboa, inclusive, está com aviso Laranja, o segundo mais grave, aguardando-se uma ondulação entre os três e os quatro metros.

A costa Sul tem o mesmo aviso, prevendo-se que as ondas oscilem entre os cinco e os seis metros, antes de começarem a perder força.

A costa a Norte de Lisboa está com aviso Amarelo, o segundo nível menos grave, devido à ondulação de quatro metros.

Também com aviso Amarelo está o grupo oriental dos Açores, para onde se prevêem ondas de seis metros.

O Instituto de Meteorologia prevê para esta segunda-feira céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, e aguaceiros fracos, em especial na região Sul até ao final da manhã.

Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) mantém accionado até às 09:00 o alerta Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, em todos os distritos de Portugal continental, com excepção para Faro, onde se prolongará até às 12:00.

O alerta accionado desde sexta-feira deve-se às condições meteorológicas adversas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados