Cheias: arrancaram obras em Sacavém - TVI

Cheias: arrancaram obras em Sacavém

Cheias em Sacavém (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Devem estar concluídas no início de 2010

As obras do açude do Prior Velho, que irá contribuir para a minimização do efeito das cheias na baixa de Sacavém, arrancaram esta segunda-feira, devendo estar concluídas no início de 2010, noticia a Lusa.

A consignação da obra, no valor de 3,5 milhões de euros, foi assinada entre a empresa SIMTEJO e o consórcio Oliveiras & Armando Cunha, responsável pela sua execução.

Cheias: comerciantes de Sacavém revoltados

Ressaca de uma manhã submersa

Recorde imagens da última cheia

Na ribeira do Prior Velho será construída uma bacia de retenção (açude), que irá «facilitar o escoamento das águas residuais provenientes da pista do Aeroporto de Lisboa», o que «permitirá em casos de cheia minimizar o seu efeito na baixa de Sacavém».

Esta intervenção pretende ainda requalificar a área envolvente à ribeira, onde no futuro se irá construir uma escola básica, e «resolver os problemas de poluição das linhas de água», explicou aos jornalistas o presidente da SIMTEJO, Carlos Martins.

«Este é o maior investimento da SIMTEJO e, por isso, as nossas expectativas são altas», referiu.

A par desta obra, a SIMTEJO está a promover obras de requalificação na ETAR de Frielas e de São João da Talha e prepara-se para iniciar a construção de uma estação elevatória na Póvoa de Santo Adrião, em Odivelas, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2010.

A SIMTEJO é responsável pela recolha, tratamento e rejeição das águas residuais dos municípios da Amadora, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira.
Continue a ler esta notícia