Chuva e vento forte deixam Madeira em alerta laranja - TVI

Chuva e vento forte deixam Madeira em alerta laranja

Mau tempo na Madeira [LUSA]

Agravamento das condições meteorológicas no arquipélago a partir do final da manhã de domingo

O Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) voltou a emitir um alerta, dadas as previsões de agravamento das condições meteorológicas no arquipélago da Madeira, com chuva e aguaceiros fortes a partir do final da manhã de domingo.

Em comunicado distribuído no Funchal, o SRPC, com base nas previsões do Instituto de Meteorologia, adianta que as condições atmosféricas serão adversas até à madrugada de segunda-feira.

Está prevista a ocorrência de chuva e aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, e vento moderado a forte de sul que, gradualmente, rodará para sudoeste, menciona o mesmo documento.

O SRPC da Madeira «reitera as recomendações constantes dos avisos anteriores e, particularmente, insiste quanto aos cuidados a ter com a circulação automóvel, devendo ser evitadas as zonas susceptíveis de condicionamentos face a possíveis inundações, prestando especial atenção aos avisos e sinalização das autoridades e forças de segurança».

O Instituto de Meteorologia colocou o arquipélago da Madeira em alerta laranja (situação meteorologia de risco moderado a elevado) para os casos de chuva e vento, estando ainda em vigor um aviso da Capitania do Porto do Funchal para forte agitação marítima.

Esta semana a chuva que caiu de forma intensa, sobretudo no Funchal, provocou vários alagamentos de estradas, casas e estabelecimentos comerciais, tendo sido necessário realojar duas famílias, uma residente em S. Martinho e outra nas Pontes do Lazareto, na freguesia de São Gonçalo.
Continue a ler esta notícia