Pagaram hipoteca com o fundo - TVI

Pagaram hipoteca com o fundo

  • Portugal Diário
  • 30 out 2007, 00:53
Pais de Maddie na Alemanha (Foto Lusa)

Gerry e Kate McCann utilizaram uma parte das doações internacionais para pagar duas prestações da casa. Porta-voz confirma utilização do fundo «Find Madeleine», mas «situação mudou quando foram constituídos arguidos». Enquanto aguarda os resultados das análises elaboradas pelo laboratório de Birmingham, o responsável pela investigação voltou à Praia da Luz Primeiro livro sobre Maddie já está pronto

Kate e Gerry McCann usaram o fundo de um milhão de libras, denominado «Find Madeline», para pagar a hipoteca, revelam vários órgãos de comunicação social britânicos, como a Sky News, o Daily Mail e o Daily Express, fazendo mesmo manchete com o tema.

Os organizadores do fundo recusaram-se a dizer quanto dinheiro foi gasto, mas confirmaram que algum do que foi doado publicamente foi disponibilizado para uso corrente da família. Isto, sabendo-se que nenhum dos elementos do casal voltou a trabalhar depois de Maddie ter desaparecido a 3 de Maio. Em todo o caso, Gerry deverá regressar ao hospital ainda durante este semana.

O porta-voz da família, Clarence Mitchell, também já confirmou esta informação à Sky News: «O fundo sempre teve a hipótese de ser utilizado para assistir a família financeiramente se necessário e eles usaram-no para pagar duas prestações da hipoteca no início do ano. A partir do momento em que foram constituídos arguidos deixaram de o fazer».

Ajudas exteriores

Recorde-se que o fundo «Find Madeleine» estava destinado a publicitar o desaparecimento de Maddie, mas também para ajudar a encontrar outras crianças desaparecidas.

Foi estabelecido desde cedo, pelos organizadores do fundo, que este não seria utilizado para pagar custos privados, nem mesmo a equipa de advogados que os defende. Para isso foi criado um fundo paralelo, que teve o apoio de várias figuras, como o milionário Richard Branson, proprietário da Virgin. O salário do porta-voz é pago por outro milionário, Brian Kennedy.

Sabe-se que os donativos diminuíram drasticamente desde que o casal McCann foi constituído arguido em Portugal. Os detalhes da utilização do fundo só serão revelados no final do ano, quando terão de ser tornados públicos.

Responsábel da PJ na Praia da Luz

Entretanto, em Portugal, a equipa da PJ responsável pelo caso voltou ao apartamento 5A no Ocean Club da Praia da Luz. A SIC conseguiu encontrar Paulo Rebelo e cinco inspectores, para além de uma especialista em impressões digitais, a estudarem o apartamento.

Paulo Rebelo não quis prestar declarações à estação de televisão, que o seguiu num percurso de cerca de cinco minutos até ao miradouro, passando pelo restaurante onde estiveram os McCann na noite do desaparecimento de Maddie. Mais tarde, o responsável pela investigação passaria por três ruas da localidade, inclusive uma onde mora Sérgio Malinka, que chegou a ser implicado no caso.

Estes desenvolvimentos surgem quando ainda se aguardam pelos últimos resultados dos exames efectuados no laboratório de Birmingham.
Continue a ler esta notícia