Governo quer deixar de importar médicos de família - TVI

Governo quer deixar de importar médicos de família

Saúde

Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde garante que POrtugal vai ser autossuficiente dentro de quatro anos

O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Leal da Costa, disse esta quarta-feira em Orvalho (Oleiros) que dentro de quatro anos o país será autossuficiente no que respeita a médicos de família.

Leal da Costa disse, em declarações à Lusa, que este ano está a ser feito «o esforço de colocar a trabalhar todos os médicos de medicina familiar que terminem o internato». O secretário de Estado acrescentou que «está também a ser aumentado o número de vagas para o internato de medicina geral e familiar».

O objetivo é o país deixar «de ter necessidade de importar médicos», disse o governante, garantindo que «não está em causa a qualidade nem a capacidade de trabalho desses médicos», mas antes que «queremos criar condições para termos médicos portugueses a trabalhar no nosso país».

Leal da Costa inaugurou esta quarta-feira, ao final da

tarde, a Unidade de Cuidados Continuados de Orvalho, em Oleiros, distrito de Castelo Branco. Esta nova estrutura está avaliada em 2,7 milhões de euros e tem capacidade para 32 camas (para cuidados de média e longa duração).

O governante adiantou que até ao final do ano Portugal terá cerca de 6.000 camas destinadas aos cuidados continuados de curta, média e longa duração. «Dentro de três anos esse número subirá para as 7.000 camas».
Continue a ler esta notícia