Porto: momento de agitação no Bolhão - TVI

Porto: momento de agitação no Bolhão

  • Portugal Diário
  • 11 mar 2008, 21:47
Protesto contra transformação do Mercado do Bolhão (JOAO ABREU MIRANDA/LUSA)

Proibição de entrada de arquitecto Joaquim Massena leva ao abandono de grupo de comerciantes reunidos com a empresa TramCroNe

Relacionados
Um grupo de comerciantes do Bolhão, Porto, abandonou esta terça-feira a sala do Rivoli onde os vendedores tomam conhecimento do ante-projecto da empresa TramCroNe (TCN) para o mercado em protesto por não ter sido autorizada a participação do arquitecto Joaquim Massena, noticia a Lusa.

Pouco mais de uma hora depois do início da reunião, ocorreu este primeiro momento de agitação, quando um pequeno grupo abandonou a sala por entre protestos.

«Isto é uma vergonha, é uma falsidade, não é democracia», afirmou indignado um dos comerciantes, numa alusão ao facto do encontro decorrer à porta fechada, sem que tenha sido dada autorização para participar ao arquitecto Joaquim Massada, autor de um projecto alternativo para o Bolhão.

Outro comerciante afirmou ainda que «querem enganar as pessoas. Não queremos um centro comercial no Bolhão, queremos que o mercado tradicional se mantenha», disse aquele vendedor.

O projecto de Massena prevê a reabilitação da traça original do mercado, contrariamente ao da TCN, que estipula alterações profundas no «miolo» do quarteirão.

Os vendedores que protestavam criticaram o presidente da Associação dos Comerciantes do Bolhão, afirmando que a sua actual direcção, presidida por Alcindo Sousa, que apoia o projecto da TCN, não os representa.

A Câmara do Porto assinou em 23 de Janeiro um contrato com a TNC que prevê a cedência do Mercado do Bolhão por 50 anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados