Alunos: pais criticam falta de «humildade» do Ministério - TVI

Alunos: pais criticam falta de «humildade» do Ministério

Ministra da Educação no Parlamento

Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação fala sobre alterações sobre estatuto do aluno

A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) considerou «positivo» os esclarecimentos do Governo sobre o regime de faltas, lamentando, no entanto, que a tutela não tenha «a humildade» de reconhecer que errou, informa a agência Lusa.

«A CNIPE lamenta, no entanto, que só agora o Ministério da Educação tenha decidido esclarecer cabalmente as questões, dando assim a entender que o fez porque foi pressionado pelos protestos dos alunos», afirma a confederação, em comunicado.

Recorde-se que a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, assinou neste domingo um despacho que «clarifica de uma vez por todas» o regime de faltas e desobriga os alunos com faltas justificadas à realização de uma prova com carácter de exame.



«A CNIPE lamenta, por outro lado, que o Ministério não tenha a humildade de reconhecer que estava errado, atirando sempre as culpas para a incapacidade das escolas, dos professores, dos alunos e dos pais em interpretarem a lei», acrescenta a Confederação.

Também a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) congratulou-se com o despacho da ministra da Educação, mas lamentou a «falta de capacidade» de algumas escolas em interpretar o Estatuto do Aluno nesta matéria.
Continue a ler esta notícia