Violência doméstica: bombeiros pedem segurança - TVI

Violência doméstica: bombeiros pedem segurança

Duplo homicídio em Montemor-o-Velho

Querem protecção policial quando transportam vítimas ao hospital e esclarecer se os seguros de acidentes pessoais cobrem ou não estas situações

Relacionados
Os bombeiros portugueses pedem segurança e protecção policial quando socorrem vítimas de violência doméstica. Duarte Caldeira, presidente da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) vai propor isso mesmo, esta quinta-feira, ao secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco.

Duarte Caldeira quer tomar incidente de Montemor-o-Velho, em que um homem matou a mulher dentro da ambulância quando ela era socorrida e um militar da GNR como ensinamento. O presidente da liga admite que seja «um caso isolado», mas quer ver a situação esclarecida.

«Para defesa dos bombeiros, é legítimo que seja instituída uma regra de recurso às forças policiais por decisão imediata das tripulações», adianta o responsável dos bombeiros, em declarações ao «Jornal de Notícias» (JN).

É que, actualmente, os bombeiros podem pedir protecção policial no socorro a feridos, mas essa decisão tem de passar sempre pelo quartel. A intenção é que o pedido possa passar a ser feito a partir do terreno.

Os responsáveis dos bombeiros querem ainda esclarecer se os seguros de acidentes pessoais cobrem ou não estas situações. Por isso, a Liga dos Bombeiros Portugueses já está a pedir esclarecimentos às companhias de seguros e admitem mesmo recorrer ao Instituto de Seguros de Portugal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados