«Saramago foi um dos maiores escritores de sempre» - TVI

«Saramago foi um dos maiores escritores de sempre»

José Saramago 1922 - 2010

Maestro António Victorino d'Almeida foi prestar homenagem ao «grande amigo»

José Saramago foi «um dos maiores escritores de sempre, e não apenas de Portugal», é a opinião do maestro António Victorino d'Almeida que se encontra nos Paços do Concelho de Lisboa a prestar homenagem ao «grande amigo».

Victorino d'Almeida, que entrou no edifício no meio dos populares que se têm juntado na Praça do Município e manifestou à agência Lusa pesar pela morte do escritor, por quem tinha «grande amizade».

«Ele foi um dos maiores escritores de sempre, e não só de Portugal», acentuou o maestro que nunca pensou musicar textos do amigo.

Na opinião de Victorino d'Almeida «há figuras que fazem parte da História e fazem com que o país faça História no mundo, e Saramago é uma delas».

Na Praça do Município cruzam-se agora pessoas que se dirigem à câmara ardente e outras que já lá estiveram a prestar a última homenagem ao escritor, que morreu na sexta-feira na ilha espanhola de Lanzarote, onde residia desde os anos 1990.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira e o reitor da Universidade Aberta, Carlos Reis, contam-se entre os que já abandonaram o local.

O funeral de José Saramago sai amanhã às 12:00 da Câmara de Lisboa para o cemitério do Alto de S. João, onde será cremado. As cinzas serão depois guardadas na terra natal, a ribatejana Azinhaga (concelho da Golegã) e no jardim da casa de Lazarote.
Continue a ler esta notícia