PSP alerta para o «cashtrapping», saiba o que é - TVI

PSP alerta para o «cashtrapping», saiba o que é

Multibanco

Foram detidos dois suspeitos no Porto

Relacionados
A PSP anunciou esta sexta-feira a detenção, no Porto, de dois alegados autores de «cashtrapping», um sistema de burla em caixas multibanco, e reiterou os apelos aos cidadãos para que tomem as devidas precauções face a este tipo de crime.

O «cashtrapping» consiste na aplicação de um dispositivo ou de objeto plástico, ou metálico, nos terminais de saída das notas. O objetivo é ludibriar quem pretende levantar dinheiro e julga que o equipamento está avariado.

Os lesados acabam por desistir das operações bancárias, abandonando o local. Logo em seguida, os suspeitos removem o dispositivo plástico/metálico e levam o dinheiro retido.

As precauções em relação a este crime passam, por exemplo, por uma consulta frequente do saldo das contas bancárias e dos movimentos operados em caixas ATM, «para que possam sinalizar estes episódios», refere um comunicado do Comando Metropolitano da PSP/Porto, citado pela Lusa.

A polícia garante que o «cashtrapping» «tem decrescido em Portugal nos últimos meses», apesar de terem sido registados alguns episódios ao longo deste ano.

Pelo menos 25 pessoas estão indiciadas pela prática de «cashtrapping», a maioria com «elevada capacidade de deslocação em todo o território nacional».

No caso agora descoberto no Porto, a PSP explica que o «cashtrapping» foi consumado, na quinta-feira à noite, em caixas ATM localizadas na praça de Carlos Alberto e na rua de Cedofeita.

No local estava «duas réguas metálicas, que ali haviam sido colocadas irregularmente». Tinham sido retiradas diversas notas, num total de 200 euros.

Os suspeitos foram detidos pouco depois, na rua de Cedofeita, na posse de uma régua em metal idêntica.

Trata-se de um ajudante de cozinha, de 21 anos, residente em Lisboa, e de um desemprego, de 26, sem residência fixa em território português.
Continue a ler esta notícia

Relacionados