Faça os outros gostar de si - TVI

Faça os outros gostar de si

Um dos maiores peritos em comunicação explica como é possível ter sucesso nos negócios e no amor. Basta que as primeiras impressões sejam as melhores. E há dicas para que tudo resulte. Veja o vídeo E se entrar numa sala em que não conhece ninguém? Saiba o que fazer

É um dos maiores peritos mundiais em comunicação face to face e promete fazer perdurar as primeiras impressões. São as mais importantes, garante, depois de ter estudado durante décadas as formas como as pessoas se relacionam.

Ex-fotógrafo, Nicholas Boothman escreveu «How to Make People Like You in 90 Seconds or Less» e «How to Connect in Business in 90 Seconds or Less», best-sellers traduzidos para mais de 20 línguas. O New York Times considera-o «o novo Dale Carnegie» e o programa de televisão da ABC «Good Morning America» diz que os seus livros são «uma bíblia».

Mas o que ensina Boothman, para que a sua equipa de formadores esteja na América, Europa e Ásia? Harvey Thomas, especialista em relações públicas e comunicação, diz que a «comunicação inicia-se antes de alguém começar a falar». A frase assenta como uma luva quando falamos das técnicas de Boothman.

«Tem 90 segundos para me fazer gostar de si», desafiámos, logo no início da entrevista. «Então comece a sua entrevista!», respondeu Nicholas Boothman. A resposta baralhou-nos, mas Boothman explica. «Eu não vou fazer aqui um passe de mágica para que goste de mim. Nós já interagimos. Quando a vi chegar, quando nos cumprimentamos, enquanto nos sentávamos para fazer esta entrevista, já fizemos tudo. Eu até podia dizer que em vez de 90 segundos, conseguia que gostasse de mim em dois. Mas se escrevesse isso na capa do livro, ninguém acreditava!»

Saiba o que fazer quando chega a um local e não conhece ninguém...



Boothman garante ainda que a atitude, o contacto visual, o sorriso e uma postura corporal aberta [envia o sinal de que a pessoa que interage connosco não nos vai magoar, ao contrário da postura fechada que nos faz defender o coração] são indicações enviadas em dois segundos. «Se aparecesse com uma cara de aborrecida, tudo seria diferente. Mas não: sorriu, e eu também, e isso diz ao nosso cérebro que podemos confiar».

Os bebés, garante Boothman, fazem tudo isto «perfeitamente»: fazem contacto visual, tem uma postura corporal aberta e até sincronizam os seus movimentos com o interlocutor.

Como sabe que é tímido?

«Mas entre os dois e os dez anos, muitos bebés perdem as suas habilidades naturais, porque lhes são retiradas com frases como , estás a falar muito, não digas isso, não me olhes assim...

Perdem-se habilidades comportamentais, como se ganham características que não são intrínsecas ao ser humano. «Ninguém nasce tímido. Isso não é um atributo humano», garante Boothman, «podemos ser naturalmente reservados ou cautelosos. Mas não tímidos».

Como é que alguém sabe que é tímido? Por que lhe disseram: Não ligues, ele é tímido... Pois... mas ele também está a ouvir. E assim, desde pequeno que incorporou que é tímido».

Veja a entrevista com Nicholas Boothman e saiba como fazer com que gostam de si em 90 segundos e como encontrar a sua cara-metade para toda a vida

Continue a ler esta notícia