Dentista ficou a assegurar a Urgência Básica - TVI

Dentista ficou a assegurar a Urgência Básica

Viatura Médica de Emergência Rápida (VMER)

Centro de saúde de Odemira com dificuldades em garantir serviço de qualidade

Relacionados
O insólito aconteceu em Odemira, onde, por falta de outras soluções, o Serviço de Urgência Básica foi assegurado durante duas semanas por um medido militar dentista, que até já se encontra reformado, escreve o jornal Público.

Apesar de não ter formação em suporte avançado de vida, foi colocado naquela unidade ao abrigo de um contrato celebrado com a sub-região de Beja da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Maioria dos idosos não tem qualquer ajuda

Os riscos hospitalares mais assustadores

Alda João, directora do Centro de Saúde de Odemira, confirma que no Serviço de Urgência Básica «não há ninguém com formação» específica para tratar de situações que exijam conhecimentos em suporte avançado de vida. Assegura não ter recebido queixas dos utentes, mas admite que os tempos de espera são exagerados e nas urgências há «imensas dificuldades em assegurar o serviço com dois médicos».

Uma das razões para o sucedido é a recente saída de médicos espanhóis. «No final de Julho quase todas as unidades de saúde da região correram o risco de encerrar por falta de médicos», disse o presidente da sub-região de Beja da ARS, João Pina Manique.
Continue a ler esta notícia

Relacionados