Alcochete: ambientalistas chumbam aeroporto - TVI

Alcochete: ambientalistas chumbam aeroporto

  • Portugal Diário
  • 14 mar 2008, 12:44
Alcochete vai receber o novo aeroporto

Liga para Protecção da Natureza e o Geota também não aprovam Ota

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A Liga para Protecção da Natureza (LPN) e o Geota (Grupo de Estudos de Ordenamento do território e ambiente) são contra a construção de um aeroporto na zona de Campo de Tiro de Alcochete (CTA). A sua posição foi divulgada através de um comunicado conjunto enviado aos órgãos de comunicação social.

Além das questões ambientais levantadas por estas duas associações ambientalistas a LPN e o Geota questionam «a urgência de construção de um novo aeroporto de Lisboa». Perante a «escalada do preço do petróleo, que tem motivado frequentes subidas no valor das tarifas praticadas pelas companhias aéreas e a futura inclusão de uma taxa de emissão de gases com efeito de estufa nessas mesmas tarifas, contrariam a previsão de um aumento do tráfego aéreo, que sustenta esta proposta de construção de um novo aeroporto», lê-se no comunicado.

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A escolha do CTA para receber o novo aeroporto é «em nosso parecer, uma má decisão política para o ambiente, para a conservação da natureza, para uma gestão adequada dos recursos naturais e para o ordenamento do território», escrevem as associações.

Riscos de colisão

Para a LPN e o Geota é impossível avaliar de forma sustentada «o risco potencial de colisão com aves» em apenas duas semanas. Este foi o tempo levado pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) no seu estudo comparativo. Aliás no próprio relatório, o LNEC «recomenda a extensão do período amostral para um ciclo anual completo».

Para os ambientalistas «a insuficiente avaliação no nível de risco de colisão entre aves e aeronaves poderá acarretar consequências gravosas para a futura navegação aeronáutica».



O aquífero Tejo-Sado



O comunicado lembra ainda que «o aquífero Tejo-Sado, que será afectado pelo novo aeroporto, é o maior reservatório de água subterrânea da Península Ibérica, contendo água de boa qualidade para o consumo humano e rega, que constituem as principais utilizações deste aquífero».

A possibilidade de expansão do aeroporto em Alcochete é também, para os ambientalistas, «uma das vantagens cruciais desta opção».

Recorde-se que no passado dia 10 de Janeiro, José Sócrates anunciou a decisão preliminar de construir o Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) na zona do Campo de Tiro de Alcochete e determinou que a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), baseada no relatório do LNEC, fosse submetida a consulta pública.

Insuficiente

Após analisarem a AAE, a LPN e o Geota garantem ter «encontrado deficiências graves neste estudo, sobretudo relacionadas com a definição do seu âmbito, o que conduz a conclusões enviesadas ou, pelo menos, a uma avaliação claramente insuficiente dos impactos deste empreendimento». Para as associações «não há neste momento condições para uma decisão definitiva e fundamentada sobre a localização e o calendário para o novo aeroporto de Lisboa».

«Parece-nos claro que qualquer decisão imediata, seja a favor da Ota ou do CTA, iria implicar impactes inaceitáveis ainda não devidamente equacionados, pelo que os nosso pareceres à AAE do NAL e às conclusões a que chega são claramente negativos», terminam.
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