Portugueses vão «escutar-vos com alegria» - TVI

Portugueses vão «escutar-vos com alegria»

Papa chega a Portugal (LUSA)

O presidente da República agradeceu a visita da Papa Bento XVI a Portugal e não esqueceu a crise

Cavaco Silva dá as boas vindas ao Papa Bento XVI em nome dos portugueses: «É com regozijo e emoção, em nome de Portugal, sê bem-vindo a Portugal».

O presidente da República iniciou o discurso por dizer que o fiéis portugueses recebem o Santo Padre »com alegria» e «vão escutar-vos com alegria» nos três pontos do país que o chefe da Igreja Católica vai visitar.

«Não é possível explicar Portugal sem evocar as relações com a Santa Sé». O chefe de Estado explicou assim as honras ao Papa Bento XVI, apesar de Portugal ser um «país livre e plural», que respeita a dignidade da pessoa humana.

Em Portugal «a separação entre a Igreja e o Estado convive com as marcas profundas da herança cristã presente na cultura, no património e, acima de tudo, nos valores humanistas».

No discurso, Cavaco explicou o presente com o passado, invocando as relações de séculos e desaguando na assinatura da Concordata em 2004.

«Recebemo-vos neste tempo de incerteza», numa alusão à crise e «agradeceu» a «mensagem de esperança» trazida por Bento XVI e não esqueceu o papel solidário da Igreja na sociedade, que «respeita e apoia».
Continue a ler esta notícia