Responsáveis das secretas ouvidos terça-feira - TVI

Responsáveis das secretas ouvidos terça-feira

Júlio Pereira, secretário-geral do SIRP

Secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, e director do SIED, Casimiro Morgado, vão falar aos deputados

O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) e o director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) vão ser ouvidos na Comissão Parlamentar de Defesa na próxima terça-feira, disse à agência Lusa fonte parlamentar. Ambas as audições foram marcadas para dia 17 de Janeiro.

A audição do secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, terá lugar às 15:00 e a do director do SIED, Casimiro Morgado, será às 17:30.

Já a audição do presidente da EMPORDEF, Vicente Ferreira, requerida pelo PS, tem lugar no dia 25 de Janeiro.

Na terça-feira, foi aprovado um pedido do PS para ouvir o secretário-geral do SIRP e outro do CDS-PP, apresentado na sequência do primeiro, para ouvir no Parlamento o director do SIED.

O PS requereu a presença de Júlio Pereira no Parlamento para perceber ¿as consequências do ambiente que se tem vivido nos serviços de informação" e para "perceber a influência desta agitação pública".

Desde o verão, o semanário Expresso noticiou vários casos de alegado tráfico de influências entre membros do SIED, o grupo Ongoing e a Loja Mozart da Grande Loja Regular de Portugal (GLRP).

Na última semana, depois de o Parlamento ter passado vários meses a realizar audições à porta fechada no âmbito destes casos, o jornal Público noticiou que o PSD pretendia eliminar do seu relatório final várias referências feitas pela deputada social-democrata Teresa Leal Coelho a «conluios de poder» que envolviam ¿maçons' da Loja Mozart, membros dos serviços secretos e quadros da Ongoing.

No seguimento desta notícia, o semanário Expresso noticiou que o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, também é maçon da GLRP e participou em várias reuniões da Loja Mozart.

Segundo vários órgãos de comunicação social, da loja Mozart fazem também parte Jorge Silva Carvalho, ex-director do SIED e actualmente a trabalhar na Ongoing, e Nuno Vasconcellos, presidente da Ongoing.
Continue a ler esta notícia