Casa Pia: leitura da sentença adiada para 3 de Setembro - TVI

Casa Pia: leitura da sentença adiada para 3 de Setembro

Carlos Cruz na TVI

Juízes alegaram necessidade de mais tempo para escrever o acórdão

Relacionados
NOTÍCIA ACTUALIZADA

O colectivo de juízes que está a julgar o processo Casa Pia decidiu hoje adiar de 5 de Agosto para 3 de Setembro (9:30) a leitura do acórdão, apurou a TVI junto de fonte judicial.

A uma semana de ser conhecida a sentença do mega-processo de pedofilia, a juíza que preside ao colectivo admite, em despacho, que é necessário mais tempo para acabar de redigir o acórdão, por não ser «materialmente possível» terminá-lo até 5 de Agosto.

O colectivo encontra-se na «fase essencial e talvez a mais difícil» do processo, tendo que proceder à «avaliação, valoração e decisão quanto à prova».

E recorda a complexidade do caso: o julgamento analisa 826 crimes, tem 32 pessoas identificadas como vítimas e vai decidir a vida de sete arguidos, pelo que, adverte Ana Peres, é necessário todo o cuidado.

Lembra ainda que em determinados momentos uma única testemunha chegou a ser ouvida durante mais de quatro semanas, pelo que o tempo é «um facto sensível» para todos.

Além disso, a juíza frisa que o processo tem 65 mil páginas, mais anexos, e que foram ouvidas cerca de 800 pessoas, prevendo-se ainda que o acórdão tenha milhares de páginas.

Se para avaliar, decidir e escrever, «o tribunal levar, em média, cerca de duas semanas com cada assistente (vítima), são um total de 64 semanas», pelo que «duas semanas é e foi objectivamente pouco para, pelo menos, metade dos assistentes».

Este é já o segundo adiamento da sentença, que já esteve marcada para 9 de Julho e 5 de Agosto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados