Fátima: santuário quer diminuir uso de velas - TVI

Fátima: santuário quer diminuir uso de velas

  • Portugal Diário
  • 13 ago 2007, 16:59
Vela

Campanha incentiva utilização de velas eléctricas para reduzir perigo de incêndios

Relacionados
O Santuário de Fátima iniciou este mês uma campanha para sensibilizar os peregrinos para um uso mais comedido das velas das promessas por razões de segurança, escreve a Lusa.

Junto ao tocheiro, o Santuário colocou um cartaz em que apela aos peregrinos para que tenham cuidado na utilização das velas e pedindo para que sejam queimadas poucas quantidades.

«As velas manifestam simbolismo e beleza, quando ardem uma a uma», mas as mais «altas torcem e não ardem com dignidade», pode ler-se no cartaz.

«Nos dias de maior afluência cada peregrino põe uma só vela no tocheiro» e as restantes devem ser deixadas em «cestos para serem queimadas posteriormente», aconselha o Santuário, que recomenda também que em vez das velas tradicionais se use um dispositivo de «velas eléctricas» que existe no tocheiro.

A adesão ainda é pouca

No entanto, os peregrinos parecem não dar grande atenção a essas recomendações e eram muitos os que esta segunda-feira, o dia em que terminou a peregrinação de Agosto, queimavam grandes quantidades de velas, enquanto o aparelho eléctrico era pouco utilizado.

Em Junho do ano passado foram inaugurados novos tocheiros no Santuário para aumentar a segurança da queima das velas. O novo tocheiro, além das velas eléctricas, possui um sistema de aspiração de fumos que são expelidos a algumas dezenas de metros de distância, no meio de uma zona arborizada.

Os tocheiros até então utilizados no Santuário recebiam milhares de velas em cada peregrinação, alimentando uma enorme fogueira que, nalgumas ocasiões, obrigou à intervenção dos bombeiros, dada a dimensão das chamas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados