Seguranças ilegais ligados ao gangue do Vale do Sousa - TVI

Seguranças ilegais ligados ao gangue do Vale do Sousa

Polícia Judiciária

Directoria do Norte da Polícia Judiciária deteve dois homens no Porto por exercício ilegal de segurança privada

Relacionados
A Directoria do Norte da Polícia Judiciária deteve dois homens no Porto por exercício ilegal de segurança privada, associando-os ao gangue do Vale do Sousa, que é suspeito, entre outros crimes, de agressão a um agente de autoridade, escreve a Lusa.

Em comunicado desta quinta-feira, a Directoria da PJ/Norte afirma que os dois homens foram surpreendidos em flagrante delito no interior de um café/snack do Porto no exercício ilícito de segurança privada.

«São suspeitos de integrarem um vasto grupo de indivíduos em investigação na Polícia Judiciária há já mais de um ano», acrescenta o comunicado.

No âmbito dessa investigação mais abrangente, a PJ deteve, já em 18 de Maio, 23 homens e duas mulheres, com idades entre os 20 e os 50 anos, alguns dos quais sem qualquer actividade profissional definida e outros ligados à comercialização e distribuição de produtos de origem piscícola.

O grupo em questão está indicado pelos crimes de associação criminosa, ofensas à integridade física agravada contra um agente de autoridade, posse e tráfico de armas, extorsão e ameaças, além de exercício ilegal da actividade de segurança privada.

O «modus operandi» destas pessoas passava por contratar alguns elementos para provocar distúrbios em espaços de diversão nocturna, após o que era sugerido aos proprietários que seria melhor contratar segurança privada.

Numa conferência de imprensa então realizada, o director da PJ/Norte, Batista Romão, disse que as autoridades «estão muito atentas ao que se passa no Norte e no exercício da segurança».

A atenção policial a esta área redobrou na sequência dos homicídios que marcaram a noite do Porto em 2007, um dos quais está ainda a ser julgado, associados pelas autoridades ao submundo da segurança ilegal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados