Uma em cada cinco mulheres em Portugal é pobre - TVI

Uma em cada cinco mulheres em Portugal é pobre

Idosa à janela de casa

Informação consta do relatório que o Observatório do Género está a realizar e que deverá ser divulgado em Julho

Cerca de uma em cada cinco mulheres está exposta a uma situação de pobreza em Portugal, disse esta sexta-feira à Lusa a presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). Sara Falcão Casaca referiu que este número demonstra que as mulheres são «mais vulneráveis à pobreza» do que os homens dada «a sua maior fragilidade na esfera laboral».

Esta é uma das informações que constará do relatório que o Observatório do Género, da CIG, está a realizar e deverá ser divulgado em Julho.

«É uma preocupação acompanhar aquilo que os números podem dizer sobre a vulnerabilidade das mulheres e dos homens à privação material e não só, por isso a CIG tem ao seu dispor um observatório que neste momento está a compilar este tipo de informação», adiantou à Lusa a responsável à margem do seminário internacional «Desafiar a indiferença: género, igualdade e inclusão social».

Sara Falcão Casaca afirmou que o relatório será o segundo estudo publicado pelo Observatório do Género.

A presidente da CIG sublinhou que também são as mulheres que mais sofrem com crise, pois são mais atingidas pela precariedade laboral e desemprego, sobretudo o de longa duração.

Um estudo realizado em 2007 pela CIG sobre «Género e Pobreza» mostrava também que, entre as mulheres, o grupo mais vulnerável é o das idosas. Isto porque têm as pensões mais baixas e morrem mais tarde, mas «mais pobres» e «com menos qualidade de vida sobretudo devido ao isolamento».

Sara Falcão Casaca sublinhou ainda que as famílias monoparentais são sobretudo encabeçadas por mulheres, sendo também um «grupo muito vulnerável».

De acordo com a responsável, a pobreza no feminino é um fenómeno praticamente comum a todos os países do mundo.
Continue a ler esta notícia