A PJ como nunca a viu (fotos) - TVI

A PJ como nunca a viu (fotos)

Exposição da Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária festejou esta segunda-feira 63 anos de vida e assinalou a data com uma exposição

Relacionados
A Polícia Judiciária celebrou esta segunda-feira 63 anos de existência. Para assinalar a data, a instituição inaugurou duas exposições sobre a história da polícia criminal em Portugal.

Os artigos expostos variam entre imagens de suspeitos de outros tempos, assim como armas e até mesmo barretes. A exposição mostra também os ambientes de trabalho dos investigadores, assim como os objectos que utilizavam para investigar.

Em 20 de Outubro de 1945 a Policia de Investigação Criminal passou a denominar-se Policia Judiciária, sendo o corpo policial competente para a investigação criminal.

«63 anos na luta contra o crime» é o noma da exposição que está patente no Espaço Justiça, no Ministério da Justiça, e contém uma cena de crime, aparelhos e fotografias da polícia científica para explicação da investigação do crime, bem como aparelhos e fotografias da polícia técnica.

Resposta eficaz

Durante a apresentação da exposição, Almeida Rodrigues, director nacional da PJ, afirmou que está a ser feita uma «gestão ágil e flexível» para que esta polícia consiga «dar uma resposta eficaz» aos fenómenos de criminalidade mais grave, violenta e organizada.

«Obviamente que a criminalidade violenta que esteve ordem do dia durante este verão vai ser um dos nossos enfoques, bem como outros crimes que estão na Lei de Política Criminal», que define as prioridades da investigação criminal, disse Almeida Rodrigues.

Ainda relativamente à articulação com outros órgãos de polícia criminal, incluindo PSP, GNR e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o director nacional da PJ assegurou que «tem havido reuniões periodicamente» e que «está a correr bem».

Na inauguração desta exposição, «63 anos na luta contra o crime», estiveram presentes vários directores-adjuntos, a procuradora-geral adjunta, Maria José Morgado, assim como o novo secretario-geral do sistema de coordenação policial, Mário Mendes.

A exposição da Escola de Polícia Judiciária contém artigos do Museu e Arquivos da Polícia Judiciária. O PortugalDiário deixa-lhe aqui as imagens.
Continue a ler esta notícia

Relacionados