Cruz Vermelha ajuda na reinserção social de presos - TVI

Cruz Vermelha ajuda na reinserção social de presos

Cruz Vermelha ajuda na reinserção social de presos

Experiência-piloto durante um ano vai abranger reclusos de 15 estabelecimentos

Relacionados
A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) assinaram esta quarta-feira um protocolo para o desenvolvimento de acções de reinserção social para reclusos, após o cumprimento da pena, refere a Lusa.

A parceria, que funcionará a título experimental durante um ano e em regime de voluntariado, vai abranger reclusos de 15 estabelecimentos prisionais.

A iniciativa visa desenvolver actividades sócio-culturais e desportivas junto dos reclusos, ensinar acções de socorrismo básicas e concretizar projectos de educação.

Assim, fica acordado entre as duas entidades «contribuir para a manutenção ou restabelecimento dos respectivos laços familiares, facilitar a preparação da sua saída e a sua inserção social e contribuir para uma melhor preparação dos reclusos, colaboradores e funcionários dos EP».

O ensino de socorrismo, actividades sócio-culturais e desportivas, projectos de educação para a saúde, apoio psicossocial e de reinserção social são as áreas abrangidas pela parceria que envolve 14 delegações da CVP.

Actualmente, o sistema prisional tem 12.215 reclusos, dos quais 10.145 homens e 642 mulheres, divididos por 50 estabelecimentos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados