93 polícias feridos em serviço este ano - TVI

93 polícias feridos em serviço este ano

Dois polícias baleados na Amadora

Dados são da PSP e ainda não incluem os dois agentes baleados no domingo. Sindicatos dizem que número de agentes agredidos é superior

Relacionados
93 polícias ficaram este ano feridos em serviço, três deles com armas de fogo, segundo dados da direcção nacional da PSP enviados à agência Lusa. Estes números ainda não incluem os dois agentes atingidos domingo com tiros de caçadeira na face quando seguiam num carro de patrulha no bairro de Santa Filomena, na Amadora.

De acordo com a PSP, até Maio deste ano ficaram feridos 93 polícias, três deles com gravidade, dos quais dois foram atingidos com armas brancas e um com arma de fogo. Dos 90 agentes que sofreram ferimentos ligeiros durante a acção policial, dois foram também alvo de tiros.

Ao longo do ano passado, foram vítimas de agressões 499 polícias em serviço, tendo 190 recebido tratamento hospitalar, segundo a direcção nacional.

No ano passado foram quatro os polícias que ficaram gravemente feridos ao ser atingidos por armas de fogo e brancas.

O uso da força física, atropelamento, e a utilização de animais e objectos são outras formas agressão de que são vítimas os polícias quando estão a desempenhar as suas funções.

Os dados da direcção nacional da PSP indicam também que, dos últimos três anos, 2006 foi o que registou mais agressões a polícias, 888, tendo quatro deles morrido em serviço. No ano seguinte, ficaram feridos 632, mas 367 não tiveram necessidade de receber assistência hospitalar.

Os dados da direcção nacional da PSP são diferentes dos números apresentados pelos sindicatos. Segundo a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), nos primeiros seis meses do ano foram agredidos 270 profissionais da PSP, dos quais 94 com gravidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados