Menos esquadras, mais polícias na rua - TVI

Menos esquadras, mais polícias na rua

Sindicato concorda porque medida pode permitir mais patrulhamento

Várias esquadras da PSP em Lisboa e Porto vão encerrar. O Ministério da Administração Interna argumenta que há unidades com muito baixa produtividade. A ideia é fechar portas e aumentar o policiamento nas ruas.

Paulo Rodrigues, da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia concorda com a ideia e explica: «Concordamos tendo em conta tendo que estamos a absorver entre 12 a 15 elementos policiais numa esquadra de atendimento, que podiam estar disponíveis para outra esquadra convencional. Ou seja, mais patrulhamento, mais modelos de policiamento de proximidade e uma resposta muito mais benéfica para o cidadão em termos de ação policial».

Quantas e quais as esquadras a encerrar é o que falta anunciar. Mas Paulo Rodrigues alerta que é preciso envolver a população na discussão, para que esta veja o lado bom da decisão. A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia exige, ainda, garantias de condições para os polícias que transitem de esquadra. O projeto, esse, está a ser negociado com as câmaras de Lisboa e Porto.
Continue a ler esta notícia