Ministra contra chumbos na escola - TVI

Ministra contra chumbos na escola

Alunos durante o exame nacional

Quem repete, «no ano seguinte não aprende», pelo contrário, «desaprende», diz

Relacionados
«A repetência, ou o chumbo, é o elemento mais facilitista do sistema educativo». Dito assim parece incompreensível, mas a ministra da Educação, em entrevista ao Correio da Manhã, explica: o aluno está com dificuldades, fica ali num canto da sala e no final do ano repete. Isso é o que há de mais facilitista no nosso sistema». E o que é pior, diz, é que no ano seguinte não aprende, «pelo contrário, desaprende».

A ministra da Educação assume-se, por isso, contra os chumbos nas escolas. E para fazer valer a sua opinião recorre a um estudo do PISA (Programm for International Student Assessment) que mostra que a repetência não ajuda a melhorar os resultados escolares.

O país com mais repetências

«O aluno fica pior», insiste Maria de Lurdes Rodrigues na entrevista ao CM. «E por isso é que eu digo que é facilista porque é a maneira de deixar os alunos entregues a si mesmo. É uma contradição do nosso sistema, que é considerar que a exigência se mede pelo número dos que repetem. Nós temos inúmeros alunos a repetir, muito mais do que a média de todos os países da Europa ou mesmo da OCDE. Somos os país onde há mais repetências».

Voltando ao facilitismo do nosso sistema, presente num número tão grande de chumbos, a ministra sublinha que a «repetência não serve para aumentar o rigor e a exigência de trabalho com esses alunos», pelo contrário, diz, «esses alunos nunca recuperam».

Para Maria de Lurdes Rodrigues, estes alunos «ficam numa espécie de limbo e depois prejudicam muitíssimo os nossos resultados». Prejudicam como? «Se considerarmos na amostra os alunos que não repetem, os alunos que estão no ciclo adequado à sua idade têm valores iguais à média dos países da OCDE. Até produzimos mais excelência. Isto é, os nossos alunos do 7º ano muito bons são melhores do que os muito bons dos outros países. Mas depois temos o peso dos que chumbam, dos que ficam retidos, que puxam os nossos resultados para baixo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados