Janeiro, o mês das ondas gigantes - TVI

Janeiro, o mês das ondas gigantes

Onda gigante arrasta carros na Foz do Porto (foto Tatiana Teixeira/euvi@tvi.pt)

Revista do ano: as notícias mais vistas no site da TVI24 durante o mês de janeiro de 2014

A notícia mais vista do mês de janeiro chegou logo no dia 8. Uma onda gigante arrastou carros e pessoas na Foz do Porto, deixando o país perplexo com a revolta do mar que, três semanas antes, a 15 de dezembro, tinha arrastado para a morte seis estudantes da Universidade Lusófona, naquela que ficou conhecida como a tragédia do Meco. Desta vez, o desfecho foi um susto, quatro feridos ligeiros e a necessidade de maiores medidas de prevenção junto ao molhe.
 


Apesar de ter ocorrido no mês anterior, é em janeiro que começam a surgir muitas interrogações sobre como aconteceram as mortes no Meco. Por que ficaram os telemóveis das vítimas em casa? Esta foi uma das perguntas que os pais dos jovens universitários fizeram, o espoletar das muitas dúvidas que rodeiam o caso e que ainda não estão cabalmente respondidas. O que se passou na fatídica noite? Uma reconstituição da TVI, com base nos testemunhos recolhidos, levou os espectadores para os movimentos do grupo da casa alugada até ao areal do Meco: uma praxe com desfecho trágico.



O desaparecimento misterioso do pequeno Daniel, de 18 meses, na ilha da Madeira, deixou o país de coração apertado. Durante três dias procederam-se a buscas em todo o lado, mas nem sinal da criança, que haveria de ser descoberta, às primeiras horas do dia, num caminho de levada, por um cantoneiro. Estava com hipotermia, mas bem de saúde. A notícia da descoberta de Daniel esteve no top das mais vistas deste primeiro mês do ano. 

Lizzie Velasquez sofre de uma síndrome raro que tem feito dela uma vítima de bullying, mas, a mulher de 24 anos fez do preconceito a sua força. Não se escondeu, mostrou-se e revelou-se uma oradora que inspira. A «mulher mais feia do mundo», como já foi apelidada, deu uma conferência TEDx, em Austin, nos Estados Unidos, deixando a audiência boquiaberta. Por cá também não passou despercebida, já que esta foi outra das notícias mais lidas do mês de janeiro.

A morte por velhice de Sam Berns, um jovem norte-americano de 17 anos que inspirou milhares um pouco por todo o mundo Berns, foi outra das notícias mais vistas neste mês. Sam sofria de uma rara doença chamada progeria ou Síndrome de Huntchinson-Gilford,que acelera o processo de envelhecimento. 

 
Continue a ler esta notícia