Como ligar 24 km de margens no Tejo - TVI

Como ligar 24 km de margens no Tejo

  • Portugal Diário
  • 14 jan 2008, 12:05
Rio Tejo

Concurso Internacional para a Dinamização do rio apresenta ideias vencedoras

Relacionados
Uma ponte pedonal entre Arripiado (Chamusca) e Tancos (Barquinha) e um centro de acolhimento para visitantes no Castelo de Almourol são duas das propostas dos vencedores de um concurso internacional para ligar 24 quilómetros das margens do Tejo, escreve a Lusa.

Os projectos para ligação de 24 quilómetros das margens do Tejo entre o Arripiado (Chamusca) e Abrantes são apresentados esta segnda-feira na Ordem dos Arquitectos (OA), em Lisboa, pelos gabinetes que venceram um concurso lançado por quatro municípios do Médio Tejo.

Segundo a delegação do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos, os vencedores do Concurso Internacional para a Dinamização do Rio nas Margens do Médio Tejo desenvolveram projectos específicos que estão em exposição na sede da OA até ao final do mês e serão publicados na edição de Fevereiro da revista Mais Arquitectura.

Ponte Chelas/Barreiro «é o fim do porto de Lisboa»

Ota: afinal havia outra... localização

Esta segunda-feira, representantes do Ateliermob, os luso-alemães WUDA e o Atelier Rua (primeiro, segundo e terceiro classificados no concurso, respectivamente) explicam as soluções que defendem para a ligação dos 24 quilómetros das margens do Tejo aproveitando os equipamentos já existentes e criando outros.

Quatro municípios

O projecto envolve os municípios de Abrantes, Constância, Vila Nova da Barquinha e Chamusca, que querem potenciar os investimentos já realizados nas margens do rio, convencidos que estão de que «cada município, individualmente, não consegue dimensão suficiente no sentido de rentabilizar os equipamentos já existentes».

A primeira fase do projecto decorreu no âmbito do terceiro Quadro Comunitário de Apoio, recorrendo à acção integrada de base territorial Valtejo, pretendendo os autarcas que o projecto se concretize agora com apoios do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

São parceiros do projecto os municípios de Abrantes, Chamusca, Constância e Vila Nova da Barquinha, as associações de desenvolvimento local ADIRN-Ribatejo Norte, Charneca e TAGUS-Ribatejo Interior, o Gabinete de Apoio Técnico de Abrantes, o Parque Almourol e a Ordem dos Arquitectos Portugueses-Secção Regional Sul.
Continue a ler esta notícia

Relacionados