Consultas dentárias a 20 euros - TVI

Consultas dentárias a 20 euros

  • Portugal Diário
  • Paula Lagarto, Lusa
  • 19 jan 2008, 10:20
Dentista (André Kosters/Lusa)

Massagens terapêuticas a 15 euros. Ao alcance de quem não receia estagiários

Relacionados
Uma consulta dentária a 20 euros e uma massagem terapêutica a 15 são preços propostos por escolas superiores de Lisboa a quem quer pagar menos por cuidados de saúde e não tem «medo» de ser atendido por estagiários.

«Os alunos estagiários são sempre acompanhados por professores em qualquer tipo de intervenção», alertaram os responsáveis da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e da Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa para apaziguar quaisquer receios.

Um robô que grita de dor (fotos)

Dentistas querem criação do «dentista de família»

Na escola que forma novos dentistas, os estudantes passam por treino pré-clínico em cabeças de bonecos e só depois praticam em pessoas, mas «sempre acompanhados», sublinhou o director da faculdade, António Vasconcelos Tavares.

No leque de serviços oferecidos na clínica dos alunos existem tratamentos preventivos, cirúrgicos, colocação de próteses e aparelhos dentários (ortodontia), higiene oral e até a especialidade de radiologia.

Preços variam entre 5 e 1.450 euros

Os preços podem variar desde os cinco euros de uma aplicação de flúor ou um determinado tipo de Raio-X ou 10 euros referentes a uma restauração provisória até 1.450 euros na colocação de uma ponte dentária.

«O que pode acontecer é os tratamentos demorarem mais tempo», alertou o director do estabelecimento, recordando que as funções são desempenhadas por quem ainda está a aprender e por isso os atendimentos também acontecem durante o horário das aulas.

O perfil dos utentes dos serviços abertos ao público vão desde pessoas com dificuldades financeiras, as que pretendem tratamentos com garantia institucional até às que aproveitam o horário mais flexível (que chega a ser até à meia-noite) ou mesmo as condições de estacionamento «muito raras de encontrar em Lisboa», como recordou António Vasconcelos Tavares.

As receitas das consultas são reinvestidas na faculdade e o montante bruto destas iguala ou pode mesmo superar o orçamento estatal. Até Novembro último tinha existido um encaixe de receitas próprias 2,6 milhões de euros.

O número de reclamações tem sido residual e diz sobretudo respeito a tempo de espera e nunca à qualidade, sublinhou Mário Bernardo, vice-director da faculdade.

Massagens a 15 euros

Falta de procura devido a insatisfação também parece não acontecer na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, que tem uma média de atendimentos de 60 pessoas entre segunda e quinta-feira, dias em que decorrem todo o tipo de tratamentos. Exclusivamente para a massagem tuina, que visa restabelecer desequilíbrios energéticos, estão reservadas sextas-feiras e sábados. medicina tradicional ainda não está regulamentada em Portugal, apesar de uma lei ter sido publicada há cerca de quatro anos.

Nesta escola, onde estudam 200 alunos que cumprem um programa curricular de cinco anos mais quatro meses de estágio na universidade de Nanjine recomendada pela Organização Mundial de Saúde, realiza-se acupunctura, fitoterapia (terapia com plantas), massagem tuina, dietética, moxabustão (aplicação de calor) e chikung (arte de manipular com êxito a energia).

Segundo Filomena Serrano, da escola, por exemplo o chikung pode ser utilizado em doentes com problemas respiratórios até aos que estão a recuperar de cancros. «Na China existem os chamados hospitais para os desenganados, que recebem pessoas a quem foram previstas semanas de vida e a taxa de sucesso chega aos 30 por cento», exemplificou.

O preço das massagens é de 15 euros, a primeira consulta de 50 e as restantes custam 37,5.
Continue a ler esta notícia

Relacionados