Ministra reafirma valor educativo das taxas moderadoras - TVI

Ministra reafirma valor educativo das taxas moderadoras

Ministra da Saúde, Ana Jorge

Bernardino Soares respondeu dizendo que os portugueses já sabem que a saúde é cara

Relacionados
A ministra da Saúde reafirmou, na sessão parlamentar desta sexta-feira, que as taxas moderadoras são «educativas e pedagógicas».

Ana Jorge entende que a saúde é cara e que, por isso, os utentes têm de ter consciência dos custos dos serviços médicos. «Os utentes nunca tiveram a noção do valor real do que custa uma consulta ou um tratamento», disse a ministra.

O deputado do PCP, Bernardino Soares, interpelou Ana Jorge dizendo que os portugueses «já sabem que a saúde é cara» e, por isso, questionou a necessidade de o Governo ter de «ensinar» isso aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através do pagamento de taxas moderadoras.

A ministra da Saúde disse acreditar que «todos temos de ter responsabilidade de sermos educadores e divulgar a informação», respondendo ainda que as isenções às taxas moderadoras são «muitas» e que beneficiam quem mais precisa dos cuidados de saúde.



A titular da pasta da Sáude recusa que estas taxas representem co-pagamentos ao SNS até porque «só representam 0,7% do orçamento». As taxas servem sim, diz Ana Jorge, para «moderar o acesso» e tornar «consciente» o recurso ao acto médico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados