Sindicatos e utentes pela defesa do SNS - TVI

Sindicatos e utentes pela defesa do SNS

  • Portugal Diário
  • 21 set 2007, 16:27

Protestam contra «postura de ataque do governo», que consideram «muito grave»

Relacionados
Sindicatos e comissões de utentes promovem sábado, em vários pontos do país, iniciativas públicas em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num protesto contra a «postura de ataque do governo», adiantou esta sexta-feira fonte sindical, noticia a Lusa.

«Estamos muito preocupados com a postura de ataque do governo contra o SNS, sector que pretende entregar ao grande capital», afirmou Artur Monteiro, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Norte (STFPN).

Segundo o sindicalista, trata-se de uma «situação muito grave», que justifica a mobilização de trabalhadores e utentes do Serviço Nacional de Saúde para protestar contra a política do governo.

Os projectos de municipalização e privatização dos cuidados de saúde primários, o encerramento de maternidades e urgências e o aumento dos custos da saúde são alguns dos motivos que estão na origem destas iniciativas.

Iniciativas por todo o país

No Porto, o STFPN vai organizar sábado uma concentração a partir das 14:00 junto à entrada principal do Hospital S. João, em protesto contra o que considera ser a «destruição do SNS», mas também contra as medidas do governo que afectam os trabalhadores deste sector.

As iniciativas em defesa do SNS começam, no entanto, mais cedo em Odivelas, onde o Movimento Mais Saúde promove, a partir das 9:30, a realização de uma «Caravana da Saúde».

Uma hora mais tarde, os utentes do Centro de Saúde da Azambuja promovem uma conferência de imprensa junto às instalações daquela unidade para se pronunciarem em defesa do SNS.

Também às 10:30, no Rossio, em Viseu, começa uma acção de luta para defender o SNS, que contará com a participação da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e da Comissão Executiva da CGTP.

Ao princípio da tarde, às 14:30, junto à entrada do Bloco Central dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) será lançado um abaixo-assinado em defesa do SNS, numa iniciativa do Movimento de Utentes pelo HUC, que aproveita a ocasião para se apresentar publicamente.

Um pouco mais tarde, às 15:30, o Movimento Cívico de Nelas promove também uma concentração junto ao Centro de Saúde local para se manifestar em defesa do SNS.
Continue a ler esta notícia

Relacionados