Traçado de linha de alta tensão alterado - TVI

Traçado de linha de alta tensão alterado

  • Portugal Diário
  • 22 out 2007, 21:03

Silves: moradores informam que protesto agendado não vai ser desmarcado

Relacionados
Moradores de Silves mantêm o protesto agendado para terça e quarta-feira em Lisboa, contra a linha de muito alta tensão Portimão-Tunes, apesar de a Rede Energética Nacional (REN) ter anunciado hoje uma alteração ao traçado, noticia a Lusa.

A REN anunciou hoje que vai alterar o traçado previsto da linha de muito alta tensão entre Portimão e Tunes, no Algarve, de forma a salvaguardar vestígios arqueológicos existentes em Vale Fuzeiros.

Em comunicado enviado à agência Lusa, Artur Lourenço, director coordenador da REN, adianta que a empresa «tomou hoje conhecimento de um despacho do Secretário de Estado do Ambiente concordando com um novo traçado para a linha Portimão-Tunes que tem em conta a diminuição do impacto sobre a zona onde foram recentemente encontrados vestígios arqueológicos».

«Assim, a REN fica a aguardar autorização para aquele novo traçado, que já não atravessará Vale Fuzeiros», refere a empresa.

Contactado pela Lusa, Sérgio Santos, representante da associação de moradores de Vale Fuzeiros, no concelho de Silves, disse desconhecer a alteração agora anunciada pela REN, mas referiu que julga tratar-se de uma proposta anteriormente avançada e rejeitada pelos moradores.

«É um traçado que foi apresentado inicialmente prevendo alguma contestação das populações», afirmou Sérgio Santos.

A população apenas aceita a colocação do traçado a Norte, «longe de todas as habitações e terrenos agrícolas e de turismo rural e de futuros projectos em aprovação» para a zona entre Tunes e Silves, adiantou o representante.
Continue a ler esta notícia

Relacionados