Atenção: níveis muito elevados de radiação ultravioleta - TVI

Atenção: níveis muito elevados de radiação ultravioleta

Sol

Vários concelhos de nove distritos de Portugal Continental apresentam risco muito elevado de incêndio

Quase todas as regiões de Portugal apresentam esta segunda-feira valores muito altos de radiação ultravioleta (UV), de acordo com dados disponíveis no site do Instituto de Meteorologia (IM).

As regiões de Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Penhas Douradas, Faro, Sines, Viana do Castelo, Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel nos Açores, apresentam níveis muito altos de UV. Recorde-se que neste caso, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protetor solar e guarda-sol bem como evitar a exposição das crianças ao Sol.

Entretanto, vários concelhos de nove distritos de Portugal Continental apresentam risco muito elevado de incêndio. São os casos da Guarda, Bragança, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 58 incêndios, que foram combatidos por 708 bombeiros, com o auxílio de 108 veículos.

O IM prevê para hoje céu limpo, temporariamente muito nublado por nuvens altas, apresentando-se muito nublado no Minho e Douro Litoral onde podem ocorrer períodos de chuva fraca, vento em geral fraco e neblina ou nevoeiro matinal no litoral a norte do Cabo Raso. Quanto às temperaturas, prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius para o Porto, 28 em Lisboa e 29 em Faro.
Continue a ler esta notícia