Conheça o paraíso dos fumadores - TVI

Conheça o paraíso dos fumadores

  • Portugal Diário
  • 9 jan 2008, 15:21

Viana do Castelo: é permitido fumar em 60 metros quadrados. Café tem 80

Relacionados
O Café Brito tornou-se, por estes dias, numa espécie de «paraíso dos fumadores» de Viana do Castelo, ao permitir que os clientes acendam o cigarro em cerca de três quartos dos seus 80 metros quadrados, conta a agência Lusa.

Para os não fumadores, o estabelecimento apenas reserva um pequeno recanto de 20 metros quadrados, com sete mesas, que «está praticamente sempre às moscas».

«A área dos não fumadores só enche em dias em que dá futebol na televisão e não há lugares na zona em que é permitido fumar. Porque os meus clientes são quase todos fumadores», disse, à Lusa, o proprietário do estabelecimento.

António Brito disse mesmo que, após a entrada em vigor da nova lei do tabaco, a 1 de Janeiro, já começaram a aparecer «caras novas» no seu estabelecimento.

«Na cidade, que eu saiba, o meu é o único café onde se pode fumar. Há um senhor que passou a vir aqui praticamente todos os dias, desde a Avenida dos Combatentes [a mais de um quilómetro de distância], para beber a sua taça de vinho ou tomar o seu café», referiu António Brito.

PSP ¿visitou` «paraíso»

No próprio dia em que entrou em vigor a lei do tabaco, o Café Brito foi ¿visitado` por dois agentes da PSP, que «fizeram tenção» de o autuar por os seus clientes estarem a fumar.

«Mostrei-lhes os extractores de fumo de que o meu estabelecimento dispõe, li-lhes a lei e eles acabaram por ir embora, sem me autuar. Antes de permitir o fumo, aconselhei-me com a Associação Empresarial [de Viana do Castelo] e com outros especialistas, que me garantiram que a minha casa tem todas as condições para o efeito», acrescentou.

«Parece-me é que a lei é muito confusa e que ninguém sabe ainda muito bem o tipo de extractores de fumo indicados», sustentou.

António Brito equipou, há cerca de cinco anos, o seu café com um sistema de exaustores, que integra igualmente o aquecimento, pelo qual pagou cerca de 8.000 euros.

É com esse mesmo sistema que António Brito está a «contornar» a nova lei do tabaco.

«O que eu garanto é que, com este sistema, o fumo não chega à zona que defini para os não fumadores», sublinhou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados