Violência doméstica: condenações são «muito ligeiras» - TVI

Violência doméstica: condenações são «muito ligeiras»

Teresa Morais

Secretária de Estado diz que é um problema cultural

Relacionados
A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade disse que os números de casos de violência sobre as mulheres em Portugal são «muito pesados», e as condenações dos agressores «muito ligeiras».

Há uma cultura e mentalidade propícia à submissão da violência que ainda não foi «suficientemente» alterada, explicou Teresa Morais em Chaves, neste sábado.

«É um problema cultural, logo demora muitos anos a acabar com ele, pelo que é preciso fazer um investimento sério na proteção e apoio às vítimas», disse a governante á agêencia Lusa.

Teresa Morais entende que há um «excesso» de penas suspensas e uma «insuficiência» de condenações, por isso, é preciso sensibilizar os magistrados para a «ligeireza» com que é encarado o crime.

Apesar das restrições orçamentais, Teresa Morais revelou que o investimento no apoio e proteção às vítimas irá continuar «sem cortes».

Com as verbas dos jogos da Santa Casa, o Governo vai pôr em marcha, até ao final do ano, uma rede de transporte para levar em segurança as mulheres de casa, da esquadra ou de um centro de acolhimento até uma casa de abrigo.

Além disso, as ações de sensibilização vão ser «duplicadas» porque é «fundamental» investir na educação das forças policiais, das magistraturas e das pessoas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados