Obesidade atinge um em cada 10 adultos - TVI

Obesidade atinge um em cada 10 adultos

Obesidade (arquivo)

Hipertensão e colesterol diminuem nos países desenvolvidos, mas a obesidade aumentou, de uma forma generalizada, em todo o mundo

Relacionados
Um em cada 10 adultos no mundo sofre de obesidade. Esta é a conclusão a que chegou um estudo realizado por um grupo de pesquisadores de Harvard, dos Estados Unidos, e pelo Imperial College de Londres que compreendeu pessoas com mais de 20 anos em mais de 199 países.

O estudo publicado no «The Lancet» teve em atenção a medição dos níveis de massa corporal (IMC), colesterol e pressão arterial num espaço de tempo compreendido entre 1980 e 2008.

A investigação concluiu que os valores de hipertensão e de colesterol baixaram na maioria dos países desenvolvidos. Em contrapartida, os valores de obesidade aumentaram em todo o mundo.

O estudo revela que, em 2008, 9,8 por cento dos homens e 13,8 por cento das mulheres no mundo eram obesas, pois tinham um IMC acima de 30kg/m2. Em 1980, os homens apresentavam uma percentagem de 4,8 e as mulheres de 7,9 por cento da obesidade no mundo.

O «The Lancet» refere no estudo que é importante que se invista em «políticas e intervenções para reduzir ou reverter o aumento, e mitigar os efeitos na saúde do IMC elevado e são necessários na maioria dos países estudados».

Os países que apresentam aumentos mais significativos de obesidade são os Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, no que toca às mulheres, e Reino Unido e Austrália, quanto aos Homens. Já os países onde o IMC se apresentou mais baixos foram Bangladesh, no sexo feminino, e, no masculino, na República Democrática do Congo.

Tanto a obesidade como o colesterol e a hipertensão são factores de risco que podem desencadear doenças cardíacas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados