Alqueva: Reguengos pede audiência a ministros - TVI

Alqueva: Reguengos pede audiência a ministros

Projeto turístico no Alqueva

Autarquia não se conforma com fim de projeto

O município de Reguengos de Monsaraz anunciou ter pedido audiências aos ministros da Economia e das Finanças sobre os pedidos de insolvência do promotor do maior complexo turístico para Alqueva, com os quais «não se conforma».

A câmara municipal «não se conforma com o desfecho anunciado para o Parque Alqueva [atual Roncão d¿El Rei] e, porque acredita no projeto e porque a sustentá-lo está quase uma década de trabalho, tudo fará para ajudar a reverter a situação», argumenta a autarquia citada pela agência Lusa.

A posição do município foi aprovada por unanimidade na reunião camarária desta semana, tendo sido solicitadas audiências aos ministros que tutelam as pastas da Economia e das Finanças, Álvaro Santos Pereira e Vítor Gaspar, respetivamente.

O grupo Sociedade Alentejana de Investimento e Participações (SAIP), liderado por José Roquette, revelou, na quarta-feira, ter apresentado a Processo Especial de Insolvência quatro das suas empresas.

Os pedidos foram apresentados no Tribunal de Reguengos de Monsaraz, concelho onde estava a «nascer» o projeto Roncão d¿El Rei, nas margens do Alqueva, avaliado em cerca de mil milhões de euros, a investir ao longo de várias décadas.

A SAIP, que já tinha a decorrer obras no complexo, nomeadamente com a construção do campo de golfe, alegou falta de acordo com a banca para o financiamento do projeto turístico, dirigindo críticas ao grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Continue a ler esta notícia