Cinzas do vulcão podem sobrepor-se a poeiras do Saara - TVI

Cinzas do vulcão podem sobrepor-se a poeiras do Saara

Vulcão na Islândia

Investigador alerta para problemas respiratórios que podem resultar desse fenómeno

Relacionados
O investigador açoriano Félix Rodrigues alertou esta sexta-feira para eventuais problemas respiratórios, originados pela concentração de partículas sólidas em suspensão, caso se sobreponham nos próximos dias as nuvens de poeiras do deserto do Saara e de cinzas do vulcão da Islândia.

«Este fenómeno pode acontecer caso se alterem as massas de ar que atingem os Açores, que poderão levar à sobreposição das nuvens de poeiras oriundas do Saara e as cinzas do vulcão», disse à agência Lusa.

Félix Rodrigues admitiu que o fenómeno possa acontecer, salientando que basta «um ligeiro deslocamento do anticiclone dos Açores para leste», que conduzirá a essa sobreposição.

Nesse sentido, alertou que «a concentração de partículas sólidas em suspensão é prejudicial para a saúde, uma vez que poderá provocar problemas respiratórios».

«As partículas sólidas são finas e entram facilmente para os pulmões», revelou o especialista em poluição atmosférica.

«As nuvens de poeiras oriundas do Saara estão a contornar o arquipélago pela ilha das Flores», sustentou, acrescentando que «o vulcão da Islândia está a trazer cinzas para o arquipélago, embora em concentrações muito reduzidas, que não são detectadas por satélite, mas na água da chuva».

Para o investigador, «o perigo pode resultar se acontecer a sobreposição de nuvens de poeiras do Saara e cinzas do vulcão».

Félix Rodrigues considerou, no entanto, que, caso se mantenham as condições meteorológicas, o fenómeno «não irá acontecer».

Apesar disso, recomendou à população que, «caso se comece a detectar um tempo com aspecto fumado e visibilidade reduzida, evite actividades ao ar livre e viaje com os vidros dos carros fechados».
Continue a ler esta notícia

Relacionados