Metro do Porto: prolongamento até à Trofa está garantido - TVI

Metro do Porto: prolongamento até à Trofa está garantido

Metro do Porto

Presidente da Câmara da Trofa disse ter obtido garantias do Governo

Relacionados
A presidente da Câmara da Trofa disse esta sexta-feira ter obtido garantias do Governo e da empresa Metro do Porto de que o prolongamento da rede de metropolitano até àquele concelho avançará nos prazos previstos, apesar das restrições orçamentais.

«Reuni-me na última semana com o secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, e com o presidente executivo da Empresa Metro do Porto, Ricardo Fonseca, e ambos me deram garantias de que a obra do metro é para avançar», afirmou a Joana Lima, em conferência de imprensa, citada pela agência Lusa.

A perspectiva de novo cancelamento da obra, um investimento de 140 milhões de euros, foi recentemente noticiada, tendo em conta que a execução dos trabalhos poderia obrigar a empresa Metro do Porto a ultrapassar nos próximos anos os limites de endividamento que o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) impôs às empresas de capital público.

Face a essas notícias, a Câmara Municipal da Trofa «responde com serenidade e com confiança, pois acreditamos que o Governo e a empresa Metro do Porto vão cumprir o prometido», declarou a autarca.

Os planos de expansão da rede de metro do Porto incluem o prolongamento da Linha C (Linha Verde) entre o ISMAI (Maia) e a Paradela (Trofa). A ligação, de 11 quilómetros em via dupla e com oito estações, esteve prevista na primeira fase do metro do Porto e foi sucessivamente adiada.

O último anúncio de arranque da obra foi feito em Fevereiro do ano passado pela então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paulo Vitorino, e o concurso foi publicitado três meses depois em Diário da República, fixando-se um prazo de execução dos trabalhos de 820 dias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados