Professores de Português dão nota positiva ao exame - TVI

Professores de Português dão nota positiva ao exame

Alunos à saída do exame

Mereceu chamada de atenção a «linguagem facilitadora da resposta correcta» em duas questões

Relacionados
A Associação de Professores de Português (APP) faz uma apreciação global muito positiva do exame nacional do 9.º ano, «sem erros científicos ou formulações incorrectas», chamando apenas a atenção para «linguagem facilitadora da resposta correcta» em duas questões, noticia a Lusa.

Num parecer divulgado na tarde de quarta-feira, citado pela agência noticiosa, a APP começa por afirmar que o enunciado e os critérios da prova «não apresentam formulações incorrectas ou erros científicos», estando de acordo com «os conhecimentos e competências exigidos» no final do terceiro ciclo do ensino básico.

A associação sublinha a grande diversidade de textos, de tipos de perguntas e o facto de a prova avaliar uma grande diversidade de conteúdos do programa.

«Apesar do balanço global muito positivo, há alguns aspectos pontuais que merecem uma chamada de atenção», afirma a APP, referindo-se, por exemplo, «ao uso impróprio de vocabulário específico» (pergunta 4) e à «apresentação de informação excessivamente facilitadora da resposta correcta» (pergunta 2 e 9).

De acordo com dados do Ministério da Educação, estavam inscritos 87 276 alunos para o exame nacional de Língua Portuguesa do 9.ºano (prova 22), agendado para quarta-feira às 9:00. No entanto, faltaram 1868 estudantes, o que representa dois por cento.

A prova de Matemática realiza-se na sexta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados