Manuais escolares vendidos em «packs enganadores» - TVI

Manuais escolares vendidos em «packs enganadores»

Livros

Pais «coagidos» compraram cadernos de actividades que não são obrigatórios

Relacionados
A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros esclareceu esta quinta-feira que os manuais escolares e respectivos cadernos de actividades podem ser comprados em separado, na sequência da denúncia de uma confederação de pais de que alguns livreiros só vendem os manuais em «packs», noticia a Lusa.

Os manuais e os cadernos que têm sido distribuídos em «packs» «têm códigos de barras próprios, preços específicos e isso está registado na informação clara e objectiva que acompanha aqueles materiais e à qual os pais devem estar atentos», esclareceu a Comissão do Livro Escolar da APEL numa nota enviada à Agência Lusa.

Esta entidade refere que, no entanto, «muitas escolas recomendam a sua utilização [dos cadernos de actividades] ao longo do ano lectivo», visto que são «reconhecidos por lei enquanto recursos didáctico-pedagógicos».

Segundo o vice-presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), António Amaral, «são as editoras que fazem os packs» e os pais são «coagidos» a comprar o conjunto por desconhecimento.

António Amaral garante ainda que «não se pode vender livros que não sejam pedidos» e entende que os livreiros, que se queixam de ser acusados «injustamente», deviam ter um papel explicativo perante os pais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados