PGR alerta para violência contra idosos e nos hospitais - TVI

PGR alerta para violência contra idosos e nos hospitais

Pinto Monteiro, Procurador-geral da República

Pinto Monteiro diz que tem poucos dados sobre idosos e que há queixas contra médicos

Relacionados
O Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, manifestou-se esta terça-feira, na Assembleia da República, preocupado com a violência contra idosos e nos hospitais, crimes que ainda não são denunciados, noticia a Lusa.

«Tenho poucos dados sobre a violência contra idosos e isso preocupa-me bastante porque os idosos não têm voz», disse Pinto Monteiro, que hoje à tarde esteve na Comissão Parlamentar da Educação e Ciência para falar sobre violência escolar.

Charros aumentam violência nas escolas

O Procurador-Geral da República (PGR) sublinhou que estabeleceu como «prioridades» de investigação «o grande problema dos pequenos ilícitos», como a violência escolar, doméstica, contra idosos, menores e abusos sexuais.

«Está tudo no mesmo grupo de prioridades, mas a violência escolar foi a mais mediatizada», afirmou, mostrando-se «preocupado» com a violência contra os idosos e, como tal, já pediu ajuda às juntas de freguesia, que se prontificaram em colaborar.

«Queixas contra médicos e enfermeiros»

Pinto Monteiro adiantou que teve conhecimento que «existiam queixas sobre médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar», mas na violência hospitalar «há mais resistência em apresentar queixas».

No entanto, o PGR destacou as queixas e as cartas que tem recebido de pais, professores e alunos que são vítimas de violência escolar desde que lançou o apelo para que estes casos fossem denunciados.

«Este tipo de crime deve ser participado ao Ministério Público. Como neste momento as participações aumentaram e começa haver averiguações o problema da violência escolar diminuiu», sublinhou Pinto Monteiro, que não dispõe de dados sobre esta matéria.
Continue a ler esta notícia

Relacionados