Aulas de condução serão sempre obrigatórias - TVI

Aulas de condução serão sempre obrigatórias

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Esclarecimento do presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

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O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) esclareceu que os candidatos a condutores poderão passar a conduzir acompanhados por um tutor antes de realizarem exames de condução, mas a frequência de aulas será sempre obrigatória, informa a Lusa.

A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR) até 2015, que está a ser discutida esta segunda-feira numa conferência pública na Assembleia da República, prevê uma «acção complementar» aos candidatos ao título de condução, que passa pela possibilidade de conduzirem acompanhados por um tutor, afirmou Paulo Marques. No entanto, sublinhou, as aulas nas escolas de condução serão «sempre obrigatórias».

Segundo o responsável, esta prática já existe em vários países e é considerada uma «boa opção».A estratégia propõe «melhorar a capacidade de condução» e «reforçar as capacidades do candidato para que quando chegue ao exame de condução esteja melhor preparado.



A Estratégia de Segurança Rodoviária até 2015, que se encontra em consulta pública até ao dia 16, prevê a introdução da carta por pontos, instalação da rede nacional de radares, aumento do regime sancionatório e introdução de novos sinais, como o sinal de proibição de conduzir a mais de 30 quilómetros/hora em algumas ruas das cidades.

Outros objectivos da estratégia

O actual modelo das escolas de condução e os exames práticos e teóricos vão ser também alterados no âmbito do documento, que prevê igualmente alargar as inspecções periódicas obrigatórias aos ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos.

Alargar a aprendizagem sobre segurança rodoviária às escolas, aumentar a fiscalização ao álcool, droga e velocidade, melhorar a assistência à vítima, fazer uma gestão dos locais com elevada concentração de acidentes, divulgar os indicadores de riscos das estradas e dos túneis rodoviários são outros objectivos operacionais da Estratégia.

Está ainda previsto a contabilização dos mortos até 30 dias após sofrerem um acidente de viação.

A Estratégia engloba um conjunto de medidas que vão ser tomadas até 2015 com o objectivo de diminuir de 850 para 579 o número de mortos nas estradas portuguesas e colocar Portugal nos dez primeiros países da União Europeia com menor taxa de sinistralidade rodoviária.
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