Papa pede ao Porto para não esquecer a sua visita - TVI

Papa pede ao Porto para não esquecer a sua visita

Papa Bento XVI em Portugal (Foto Cláudia Lima da Costa)

Bento XVI escreveu carta ao bispo do Porto e deixou um apelo

Relacionados
O papa Bento XVI apelou ao bispo do Porto, Manuel Clemente, para que não deixe esmorecer o ambiente de fé vivido aquando da sua visita à cidade, no passado dia 14, informa a Lusa.

Papa em Portugal: 4 dias em 40 imagens

«Possa a comunidade eclesial do Porto, que o senhor bispo apascenta, frutificar na paz e alegria do Senhor prosseguindo no rasto de Nossa Senhora de Vandoma e de tantos santos a quem foi dado reacender a esperança no coração e na vida diária dos homens e mulheres, seus companheiros de jornada, lembrando-lhes Deus como meta final do seu caminho», afirma Bento XVI, em carta enviada ao bispo do Porto.

Na carta, Bento XVI agradece a forma carinhosa como foi recebido no Porto e o «grande e frutuoso empenho na convocação e dinamização da eucaristia no dia 14 de Maio de 2010».

Bento XVI afirma ainda guardar «indeléveis, na memória e no coração, as imagens daquela assembleia litúrgica apinhada na avenida dos Aliados e ruas convergentes, vibrando de fé e serenamente devota».

Para o papa, os fiéis que ali estiveram presentes deram «provas de ser um povo que ama a Deus e se sente amado por Deus».

«Imploro do Espírito Santo renovada efusão dos seus dons sobre o ministério de D. Manuel, seus bispos auxiliares e clero para levarem o seu povo a repousar e saciar-se em Deus, ao conceder a todos os filhos e filhas da diocese do Porto, com menção especial dos idosos e doentes, dos jovens e das crianças, a minha bênção apostólica», conclui Bento XVI, nesta carta datada do dia 19.

O papa visitou Portugal entre os dias 11 e 14, passando por Lisboa, Fátima e Porto.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que entre 120 e 150 mil pessoas estavam presentes nas cerimónias do Porto, um número que superou as expectativas da organização e constituiu uma «bela surpresa» para Bento XVI.

Em Lisboa, no Terreiro do Paço, - segundo dados oficiais da PSP - estavam 80 a 100 mil pessoas enquanto que, no Santuário de Fátima, de acordo com a instituição, na peregrinação de 13 de Maio compareceram 350 mil peregrinos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados