Bombeiro faz o terceiro parto na estrada - TVI

Bombeiro faz o terceiro parto na estrada

  • Portugal Diário
  • 20 dez 2007, 14:27

Esta quarta-feira ajudou uma bebé a nascer em plena via rápida

Relacionados
O subchefe dos Voluntários de Arcos de Valdevez, Mário Araújo, assistiu quarta-feira, em plena via rápida, ao terceiro parto da sua carreira de bombeiro, «compensando» assim o facto de não ter presenciado o nascimento das suas duas filhas.

«É verdade. Por uma razão ou por outra, não tive oportunidade de assistir ao nascimento das minhas duas filhas, mas enquanto bombeiro já vou no terceiro parto», disse hoje à Lusa Mário Araújo.

O mais recente parto da carreira deste bombeiro aconteceu na madrugada de quarta-feira, na A-29, via rápida que liga Ponte de Lima a Viana do Castelo, quando a pequena Eva «decidiu» nascer antes da chegada ao Centro Hospitalar do Alto Minho.

«A ambulância saiu do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez às 05:55 e o parto aconteceu às 06:22, na zona de Outeiro, já no concelho de Viana do Castelo e a poucos minutos do hospital», contou Mário Araújo.

Desta vez, o trabalho do bombeiro ficou mais facilitado, já que na ambulância seguia também um enfermeiro do Centro de Saúde.

Mário Araújo recordou que a última vez que teve de assistir uma parturiente em plena ambulância aconteceu há cerca de década e meia, embora há dois anos tenha ocorrido uma situação semelhante numa ambulância dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, dessa feita em plena ponte sobre a A3, em Ponte de Lima.

«Agora, estas situações acontecem cada vez menos vezes, porque são cada vez menos as grávidas», acrescentou.

A mãe da Eva, Victoria, é britânica, tem 35 anos e reside em Sampriz, Ponte da Barca.

A única maternidade do distrito de Viana do Castelo situa-se no Centro Hospitalar do Alto Minho, que passou também a acolher um maior número de parturientes do concelho de Barcelos, depois do encerramento da maternidade deste concelho, há cerca de ano e meio.

Em Maio, uma bebé de Barcelos nasceu igualmente numa ambulância, do Posto Avançado dos Bombeiros de Fragoso, em cima da ponte sobre o rio Lima, quando a mãe era transportada para o Centro Hospitalar do Alto Minho.
Continue a ler esta notícia

Relacionados