Advogados a copiar: «Se pudesse, expulsava-os» - TVI

Advogados a copiar: «Se pudesse, expulsava-os»

Estagiários foram apanhados a copiar dos seus apontamentos. Bastonário já condenou, mas diz que o caso não é igual ao dos juízes

Relacionados
Afinal, não são só os juízes que copiam em provas da profissão. Vários advogados estagiários foram também apanhados a copiar num exame de acesso à segunda fase do estágio que completa a formação na Ordem dos Advogados. Marinho Pinto já reagiu ao tvi24.pt e se por um lado defende que o caso não pode ser comparável ao «copianço» dos juízes, por outro admite que «se pudesse, expulsava-os».

O bastonário da Ordem dos Advogados não soube precisar quantos casos de «copianço» foram detectados, mas esclareceu que foram «dois ou três em sete cidades do país», onde o exame foi realizado. «Em mais de mil provas que foram realizadas», acrescentou.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo semanário Sol, que refere que foram 13 os advogados apanhados a fazer o exame, que decorreu na semana passada, com manuais de consulta com anotações feitas pelos próprios advogados estagiários. «A prova foi anulada e os alunos expulsos», começou por afirmar Marinho Pinto.

Instando a responder se os alunos foram expulsos da Ordem, o bastonário explicou que os alunos vão poder repetir o exame, mas que não é essa a sua vontade. «Se pudesse, eles eram expulsos, mas a lei não permite», referiu. «Certamente iriam para o Centro de Estudos Judiciários para serem magistrados», ironizou.

O paralelo com a polémica dos magistrados apanhados a copiar num exame do Centro de Estudos Judiciários é inevitável, mas Marinho Pinto sustenta os casos não são semelhantes. «Não, acho que não. O juiz tem a função soberana de julgar os outros», disse.

Ao semanário Sol, os advogados estagiários deixam muitas criticas à Ordem e à forma como decorreram os exames. Os candidatos queixam-se de falta de informação sobre os manuais de consulta, do preço da formação e de que foi feita em metade do tempo inicialmente previsto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados